Soluções AnSata para o seu cartório

 

Sistemas

Softwares integrados que abrangem toda a atividade do cartório, oferecendo segurança, controle gerencial e agilidade na confecção dos atos públicos que propicia um melhor atendimento ao cidadão.

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Serviços

Soluções inovadoras aplicadas às novas tecnologias com o objetivo de aprimorar os processos no cartório e contribuir para uma gestão mais moderna e com maior segurança.

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Quem somos

Há 21 anos, fazendo a diferença no ato.

 

Fundada em 1994, a AnSata Informática é uma empresa de TI, que atua exclusivamente na prestação de serviços, atendimento técnico/operacional, desenvolvimento de soluções e produtos para o segmento Notarial e Registral Brasileiro (Serventias Extrajudiciais).

Com soluções inovadoras aplicadas às novas tecnologias e conceitos web, buscam conduzir os Cartórios a um patamar diferenciado de modernização com foco na excelência na prestação de serviços para os cidadãos

AnSata Informática. Tecnologia legal para a segurança jurídica.

Origem do nome

O nome ANSATA

Foi inspirado na Cruz Ansata, também chamada de cruz egípcia que é um dos mais significantes símbolos egípcios.

Significa “vida” ou “vida eterna”, símbolo da imortalidade ou da continuidade da vida. Esta cruz é frequentemente encontrada nas mãos de estátuas egípcias, bem como, na figura de seus deuses e deusas como a “Chave da Vida”, demonstrando a continuidade da vida, o princípio da imortalidade através do nascimento, da transição e do renascimento. Fonte: (www.dicionariodesimbolos.com.br/cruz-ansata)

Adotamos o nome AnSata como referência à estabilidade, à continuidade, saúde e a prosperidade.

O nome VERUS

Para a “família” dos nossos sistemas e aplicativos "[do latim veru.] Adj. 1. Real, exato, verdadeiro.", foi inspirada na Fé Pública dos Tabeliães e Registradores, que utilizaram a expressão “é verdade e dou fé” e apondo sua assinatura dará legitimidade ao ato, declarando este ser autêntico, legítimo e verdadeiro, sem suspeitas ou dúvidas. No Dicionário Aurélio Fé Pública é descrita como "presunção legal de autenticidade, verdade ou legitimidade de ato emanado de autoridade ou funcionário autorizado, no exercício de suas respectivas funções".

O nome Logomarca

"O design do símbolo criado para AnSata Informática não podia ter representação e inspiração diferente a do nome. O objetivo foi associar as ideologias da empresa, o nome fantasia e a sua atividade comercial. Vida, saúde e organismo ativo. Unidade funcional e estrutural. Independência e crescimento. Todas essas características e significados nos fizeram chegar a uma única representação gráfica: a célula. E, para completar, adicionamos à ela o núcleo, uma parte importante da unidade, que representa o ponto essencial e principal de um organismo responsável por gerir, armazenar e organizar informações e dados para o desenvolvimento de diversas funções operacionais e genéticas.”

(Ericsson M. Wursthorn - Liga Propaganda, designer das logomarcas AnSata e Verus).

Forma de Atuar

A comercialização dos softwares Verus é feita através da cessão de direito de uso temporário, ou seja, o cliente/usuário utiliza os recursos e se beneficia dos softwares através de contrato anual com pagamentos mensais. Os softwares são atualizados constantemente para atender as exigências de legislação do segmento.

Os usuários têm a sua disposição várias formas de se relacionar com a equipe AnSata. São eles o SIGAnSata, conexão remota, chat online, e-mail, telefone além dos canais de comunicação (site, facebook, twitter)




Princípios

Princípios institucionais

Os VALORES são os alicerces para que a AnSata possa cumprir com sua MISSÃO, atingindo suas metas e objetivos.

Missão

"Prover soluções para a gestão notarial e de registro com serviços e tecnologia".

Valores

Respeito ao ser humano

Construir relacionamentos abertos, honestos, tolerantes e sem preconceitos.

Ética profissional

Viver aquilo que falamos, valorizando a verdade e agindo com transparência no comportamento profissional.

Comprometimento

Sermos apaixonados, positivos e determinados buscando o aprendizado e crescimento.

Excelência

Fazer mais com menos, priorizando a qualidade para um atendimento excepcional aos nossos clientes.

Confiabialidade

Garantir sigilo, segurança e transparência em todos os relacionamentos comerciais e profissionais.


Tabelionato de Notas

VerusTBL - Sistema para Gerenciamento do Tabelionato de Notas

Confecção e emissão de:

  • Escrituras
  • Procurações
  • Substabelecimentos
  • Testamentos
  • Atas Notariais

Algumas características

  • Cadastro do Hash da Indisponibilidade de Bens;
  • Reaproveitamento de dados para atos decorrentes; 
  • Cadastro e envio da DOI, CENSEC, IBGE, Protocolo Geral e Distribuidor;
  • Controle automatizado das pastas;
  • Emissão de Recibos;
  • Emissão dos índices e termo de abertura e encerramento dos livros;
  • Cadastro Clientes e Imóveis;
  • Editor de Texto próprio e Relatórios Gerenciais;
  • Entre várias outras funcionalidade e facilidades; 

Registro Civil

VerusRCV - Sistema para Registro Civil das Pessoas Naturais

Confecção e emissão dos atos de:

  • Nascimento
  • Casamento
  • Óbito e Natimorto
  • Atos do Livro-E (módulo opcional)

Algumas características

  • Processo e Agenda de Casamentos; 
  • Emissão dos Comunicados via papel e web service;
  • Envio de dados para: SIRC, CRC, IBGE, TRE, Junta Militar, Consulados e outros;
  • Comunicados via papel ou web service (quando disponível); 
  • Alegação/Indicação de paternidade;
  • Reaproveitamento de dados para atos decorrentes;
  • Índice dos Livros;
  • Relatórios Gerenciais;
  • Emissão de Recibos;
  • Entre várias outras funcionalidades e facilidades;

Títulos e Documentos

VerusRTD - Sistema para Gerenciamento de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas

Confecção e emissão dos atos de:

  • Confecção eletrônica dos Livros Integral ou Resumido podendo ser impressos;
  • Controle das numerações de: Prenotação, Protocolo, Registro, Livro, Folha e Microfilme (quando houver);
  • Emissões de etiqueta de registro, Certidões de Notificações e do Livro Protocolo;
  • Cadastro para análise de registro de Pessoa Jurídica;
  • Cadastro e agenda das diligências das notificações;
  • Indicador Pessoal eletrônico, podendo se impresso;
  • Controle de averbações;
  • Emissão de certidões em breve relato, inteiro teor e/ou digitalizadas;
  • Emissão de recibos e comprovantes;
  • Relatórios Gerenciais;
  • Entre várias outras funcionalidades e facilidades; 

Registro de Imóveis

VerusRMV - Sistema para Registro de Imóveis

  • Geração e envio da DOI;
  • Relatórios Gerenciais;
  • Cadastro do Hash da Indisponibilidade de Bens;
  • Reaproveitamento de dados para atos decorrentes;
  • Entre várias outras funcionalidades e facilidades;


Tenha mais informações em www.recomendacao14.com.br

Financeiro

VerusFNC - Sistema para Gestão Financeira Registral e Notarial

  • Lançamento de Entradas e Saídas (Caixa e Tesouraria);
  • Fechamento dos Caixas;
  • Controle das Receitas e Despesas;
  • Controle de valores de Terceiros (ITBI, ITCMD, Certidões, ISS, Taxa do Tribunal);
  • Controle de Correntistas e Fornecedores;
  • Agenda de Cheques;
  • Emissão de Boletos Bancários;
  • Livros do Provimento 45 do CNJ;
  • Livro Caixa;
  • Relatórios Gerenciais;
  • Entre várias outras funcionalidades e facilidades;


* O sistema VerusFNC pode integrar-se e é complementar aos demais sistemas Verus. 
É comercializado em duas versões “Completa” e “Starter” e alguns itens podem não estarem contemplados, conforme a característica de cada versão. 
Tenha mais informação em www.provimento45.com.br

Balcão de Notas

VerusCRT - Sistema para Gerenciamento do Balcão do Tabelionato de Notas

  • Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas;
  • Cadastro de Sinal Público (recebidos e enviados);
  • Emissão e digitalização do Cartão de Firmas;
  • Digitalização dos documentos pessoais;
  • Controle de pastas de Contratos e Estatutos Sociais;
  • Impressão da etiqueta do Reconhecimento de firma, sinal público e autenticação;
  • Cadastro de pessoas e documentos suspeitos;
  • Relatórios Gerenciais;
  • Entre várias outras funcionalidades e facilidades;


* O sistema VerusCRT pode ser integrado e complementar ao sistema VerusTBL. 

Tabelionato de Protestos

Sistema DAT PROT*

  • Entrada manual ou eletrônica dos títulos com respectivos retornos (distribuidor e padrão CRA);
  • Impressão de intimações, com opção para versão com boletos inclusos às mesmas;
  • Baixas de pagamentos, retiradas, protestos, devoluções, sustações, além de editais;
  • Selos digitais adaptados para as novas exigências do Funarpen Paraná;
  • Impressão dos Livros (Apontamentos, Pagamentos e Protestos);
  • Impressão de recibos, relações de movimento, listas de ocorrências, listas agrupadas por portador, etc.;
  • Pesquisa dos títulos, além do protocolo, por nome das partes e outros campos chaves;
  • Pesquisa e impressão para certidões positivas, negativas, cancelamentos e suspensões, bem com respectivos recibos. Emissão de pedidos de certidões e cancelamentos;
  • Digitalização de documentos de forma integrada;
  • Envio de informações via arquivo para SERASA, BOA VISTA e BNP (Base Nacional de Protestos).


* Parceria com a empresa Datatítulo Sistemas Informatizados Ltda.
R. Inácio Gregório Schulka, 65 C 
Fone (41) 3605 0800 Fax (41) 3606 5606
CEP 83403-592 - Colombo - Pr 
contato@datatitulo.com.br

 

VerusBackupOnLine (Recomendação 9 do CNJ)

É um serviço de geração e monitoramento remoto dos backups dos dados do cartório e que podem ser enviados para um Data Center localizado no território nacional, conforme os recursos e adaptado à realidade do cartório. As rotinas de backups podem ser acompanhadas pelo cartório em sua área restrita na internet, podendo em Correições emitir “Certificado de Conformidade” com a Recomendação 9 do CNJ. 
O VerusBackupOnLine é mais segurança para o cartório.

Conheça mais sobre este serviço em www.recomendacao9.com.br

VerusGED (Gestão Eletrônica de Documentos)

Se integra aos demais sistemas Verus e objetiva gerenciar os documentos digitais ou digitalizados dos cartórios.

Através da integração dos sistemas Verus com o VerusGED, pode-se localizar e recuperar os documentos eletrônicos armazenados, possibilitando dar continuidade aos atos e encadear os atos decorrentes, gerando novos atos digitais e/ou gerar certidões digitais em PDF/A com Assinatura Digital. Outra característica importante é a possibilidade de cadastrar os atos praticados (novos atos) que de forma dinâmica farão parte do Acervo Digital, que ficarão cadastrados de forma estruturada (livro, folha, numeração e partes envolvidas) nos sistemas Verus, conforme a natureza e indexado no VerusGED.

Tenha mais informação em www.gedoc.net

Formação Verus

A AnSata disponibiliza para o seus clientes o Centro de Formação Verus, que são cursos sobre a operação dos sistemas Verus no formato de videoaulas e treinamentos transmitidos no formato de webinar (ao vivo via internet), ambos usando a plataforma eGlifos. O objetivo é levar de uma forma lúdica, dinâmica e moderna, mais informação, bem como, proporcionar a capacitação continuada aos usuários dos sistemas Verus, com avaliação e Certificado de participação e aproveitamento. 

Conheça a plataforma em www.eglifos.com.br

 

Certidão Digital (e-Certidão)

A e-Certidão é a versão digital da certidão impressa, sendo produzida e disponibilizada em meio eletrônico e possui a mesma validade de uma certidão impressa, desde que Assinada Digitalmente com Certificado Digital padrão ICP-Brasil.
Os sistemas Verus já estão preparados para emitir as e-Certidões nos padrões estabelecidos em Lei, Provimentos e Recomendações.

Tenha mais informação em www.certidaodigital.net

* Veja no vídeo o conceito sobre Certificado Digital e Assinatura Digital. 

Ocartorio.net

Acompanhar a tramitação de processos de:

  • Escrituras
  • Casamentos
  • Notificações

Validar o código de validação impresso nos documentos e identificar a origem de:

  • Escrituras
  • Procurações
  • Nascimentos
  • Casamentos
  • Óbitos
  • Reconhecimento de Firmas

O serviço do portal Ocartorio.net pode estar integrado com site do cartório, podendo ainda disponibilizar as pesquisas dos atos e solicitações de certidões conforme a(s) natureza(s) do cartório. 

Tenha mais informação em www.ocartorio.net e em www.ansite.net


Sistemas de segurança

Etiquetas de Segurança

As etiquetas agregam segurança, pois são resistentes e funcionam como um “lacre” garantindo a veracidade na emissão dos documentos. Os elementos de segurança das etiquetas são:

  • Cortes de Segurança; Microtexto; Numeração; Tinta reagente; Holografia; Fundo UV; Serrilha uma a uma; Impressão colorida; Adesivo 30g/m²; Falha Técnica.

Código de barras Certcode

O CertCode é um código de barras bidimensional padrão QrCode que pode ser impresso nas certidões, traslados e etiquetas de Reconhecimento de Firmas. Dificulta a ação de falsificadores, pois a comparação dos dados impressos no documento com o conteúdo codificado e impresso no CertCode deverão estar iguais. Nos sistemas Verus o CertCode impresso contém as informações mais relevantes sobre o ato (identificação do cartório, nome das partes envolvidas, livro, folha, lavratura, etc);

Níveis de senha

Nos sistemas Verus existem níveis de senha que são atribuídos aos funcionários nos cartórios, que determinam privilégios de acesso e operações. Por este motivo, recomendamos o máximo de atenção para a atribuição destes níveis, pois, dependendo do nível é possível alterar, incluir ou excluir atos já lavrados. O Oficial/Registrador é responsável por configurar o nível de senha de cada usuário, ou seja, qual o tipo de operação que cada um poderá efetuar no sistema.

Biometria

O módulo de captura visa a verificação da identidade de uma pessoa, por meio da sua digital, tornando-se fundamental para a confiabilidade do cadastro. Os sistemas estão programados para utilizar o Sensor Biométrico FingerPrint. O sensor e o módulo de captura possibilitam um aumento na segurança para reconhecimento de assinaturas por autenticidade que requerem a presença do signatário. Veja o vídeo e confira o funcionamento em nossos sistemas Verus. 

Código de Validação

É uma sequência única alfanumérica gerada automaticamente na emissão das certidões e que armazena de forma criptografada, informações que identificam o ato. Os sistemas Verus permite a impressão do código nos traslados e certidões que posteriormente poderá ser validado e consultado no portal Ocartorio.net.

Dupla Segurança

O módulo reforça a segurança para o acesso e liberações gerenciais nos sistemas Verus. O método escolhido para aplicação é o OTP (One-time password), ou seja, é gerada uma senha de uso único com tempo limitado de 10 segundos que é válida apenas para uma autenticação de login. Se o usuário não utilizar essa senha, passados 10 segundos, será gerada uma nova senha.

Existem duas formas para gerar a senha Tokey OTP Security AnSata: por um dispositivo eletrônico gerador de senha, sem conexão física com o computador ou através de aplicativo baixado no smartphone. Para a utilização do Tokey OTP Security AnSata cada usuário do sistema terá no cadastro do sistema Verus a vinculação ao dispositivo gerador da senha e que é único e exclusivo para cada usuário. Veja o vídeo e conheça Tokey OTP Security AnSata.  

 

As etiquetas agregam segurança, pois são resistentes e funcionam como um “lacre” garantindo a veracidade na emissão dos documentos. Os elementos de segurança das etiquetas são:

  • Cortes de Segurança; Microtexto; Numeração; Tinta reagente; Holografia; Fundo UV; Serrilha uma a uma; Impressão colorida; Adesivo 30g/m²; Falha Técnica.

O CertCode é um código de barras bidimensional padrão QRCode que pode ser impresso nas Certidões, Traslados e etiquetas de Reconhecimento de Firmas. Dificulta a ação de falsificadores, pois a comparação dos dados impressos no documento com o conteúdo codificado e impresso no CertCode deverão estar iguais. Nos sistemas Verus o CertCode impresso contém as informações mais relevantes sobre o ato (identificação do cartório, nome das partes envolvidas, livro, folha, lavratura, etc);

Nos sistemas Verus existem níveis de senha que são atribuídos aos funcionários nos cartórios, que determinam privilégios de acesso e operações. Por este motivo, recomendamos o máximo de atenção para a atribuição destes níveis, pois, dependendo do nível é possível alterar, incluir ou excluir atos já lavrados. O Oficial/Registrador é responsável por configurar o nível de senha de cada usuário, ou seja, qual o tipo de operação que cada um poderá efetuar no sistema.

O módulo de captura visa a verificação da identidade de uma pessoa, por meio da sua digital, tornando-se fundamental para a confiabilidade do cadastro. Os sistemas estão programados para utilizar o Sensor Biométrico FingerPrint. O sensor e o módulo de captura possibilitam um aumento na segurança para reconhecimento de assinaturas por autenticidade que requerem a presença do signatário.

Veja o vídeo e conheça mais sobre biometria. 

É uma sequência única alfanumérica gerada automaticamente na emissão das certidões e que armazena de forma criptografada, informações que identificam o ato. Os sistemas Verus permite a impressão do código nos traslados e certidões que posteriormente poderá ser validado e consultado no portal Ocartorio.net.

Tenha mais informações em www.ocartorio.net e www.ansite.net

O módulo reforça a segurança para o acesso e liberações gerenciais nos sistemas Verus. O método escolhido para aplicação é o OTP (One-time password), ou seja, é gerada uma senha de uso único com tempo limitado de 10 segundos que é válida apenas para uma autenticação de login. Se o usuário não utilizar essa senha, passados 10 segundos, será gerada uma nova senha.

Existem duas formas para gerar a senha Tokey OTP Security AnSata: por um dispositivo eletrônico gerador de senha, sem conexão física com o computador ou através de aplicativo baixado no smartphone. Para a utilização do Tokey OTP Security AnSata cada usuário do sistema terá no cadastro do sistema Verus a vinculação ao dispositivo gerador da senha e que é único e exclusivo para cada usuário.

Veja o vídeo e conheça mais sobre o Tokey OTP Security AnSata. 

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